26 de mai de 2010

Musée Nissim de Camondo




 
O Museu Nissim de Camondo é provavelmente um dos museus mais charmosos (e acho que um dos menos visitados) de Paris. Localizada à beira do Parque Monceau, a mansão do conde Moisés Camondo foi construída entre 1911 e 1913 pelo arquiteto René Sergent. Para abrigar sua coleção extraordinária de mobiliário, pinturas, tapetes, porcelana e prataria, Moisés de Camondo deu ao seu hotel particulier a aparência de uma residência do século XVIII assim que todo o conforto e a modernidade do começo do século XX.

Com a morte trágica de seu filho Nissim em um combate aéreo em 1917, Moisés decidiu doar a sua coleção ao Estado francês, em sua homenagem. Este museu é imperdível devido ao acervo impressionante, com obras das mais marcantes e representativas da arte francesa do século XVIII, mas sobretudo é a história desta família que dá ao lugar uma atmosfera muito especial e nostálgica.

 


Musée Nissim de Camondo
63 rue Monceau 75008 Paris
Aberto de quarta à domingo  10h - 17h30

3 comentários:

  1. marcia17:48

    Linda Laura! sua fotos estão maravilhosas. melhor que isso só pessoalmente né? continue nos privilegiando com seu bom gosto. bjs,m.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcinha ! Venha sempre bisbilhotar por aqui e deixar o seu carinho.
    Até+

    ResponderExcluir
  3. Visitei os links, vislumbrei as imagens e o museu é lindo! Imagino a dor deste pai perder o filho em combate! Bela sua homenagem! Beijus,

    ResponderExcluir

Sugestões e comentários são bem-vindos !