1 de jun de 2010

Les Frigo: uma ilha de criatividade em Paris

Os depósitos frigoríficos Paris-Ivry eram compostos de grandes câmaras frias utilizadas para armazenar alimentos transportados por trem de 1919-1971. Abandonado, o local atraiu nos anos 70 atores, pintores e músicos, antes de se tornar um foco de atividade artística parisiense de avant-garde em 1985.
Hoje, cerca de 200 artistas têm seus ateliers no "frigo". Entre outros, alguns artistas famosos, como Paolo Calia, que foi assistente decorador de Fellini. Há ateliers de costura, teatro, pintura, fotografia, escultura, cerâmica, arquitetura, estúdios de gravação e até mesmo uma rádio.

Não se engane com os corredores pichados e o ambiente abandonado do local, ele ferve de inspiração e criatividade.
Este prédio é um OVNI neste lado do 13° distrito de Paris, que mudou completamente neste últimos anos, principalmente com a inauguração da nova BNF (Bibliothèque Nationale de France). Durante o ano todo há  exposições, encontros e espectáculos, mas os ateliers só podem ser visitados duas vezes por ano, na ocasião das portas abertas. 
Se você se interessa por arte contemporânea, visite o site e dê uma passeada pelos andares (étages) do Frigo. Clique em VISITE, escolha o nome do artista e em seguida "expo virtuelle". 
Aqui estao alguns links que eu curto:

5 comentários:

  1. Muito bem, antão vamos lá...

    Entre a produção intelectual, artística, social ou de alguma valor real, há de existir alguém que gentilmente pegue em suas mãos e diga: "venha comigo, vou lhe mostrar mais isso...". Sem este indivíduo muita coisa estará sem ser apreciada. E discutida e apreciada e valorizada e... bem...

    Laura, que bom que o mundo pode contar com pessoas como você. Quero falar mais mas, alguém buzinou aqui na porta... Depois eu volto... Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ol@ Cláudio,
    Pode voltar quando quiser, as portas estão abertas . Abraço e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!

    Gostei muito deste post. Tenho uma dúvida, você falou que este prédio é um "OVNI" neste lado do 13o distrito! então fiquei curiosa, como você definiria o 13o distrito, como ele se caracteriza?? É uma região?

    beijooooossss
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Marcela,
    Paris é dividida em 20 distritos administrativos (arrondissements) e este prédio industrial dos anos 20 esta no 13°. Ele està cercado por construções super modernas, por isso o chamo de OVNI :)
    Dê uma olhada no mapa da cidade aqui:
    http://mappery.com/Arrondissements-de-Paris-Map
    Respondi a sua pergunta ?
    Bjs
    Laura

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog, posso segui-la?

    ResponderExcluir

Sugestões e comentários são bem-vindos !