3 de set de 2010

Château de Chantilly



Muitas pessoas dirão uma frase parecida com esta de Richard Nixon depois de visitar o Castelo de Chantilly: "Por que me levaram sete vezes à Versalhes e nunca antes aqui ?"

É um lugar impressionante em vários aspectos, começando pelo acervo do museu.
Poucas pessoas sabem que o Museu Condé possui uma notável coleção de pinturas, que seria o segundo na França depois do museu do Louvre em pinturas antigas do século XV ao século XIX: na verdade, nenhum outro museu francês possui três Raphael, três Fra Angelico, um Enguerrand Quarton, vários Clouet, quatro Watteau, quatro Greuze, cinco Nicolas Poussin, cinco Ingres, três Delacroix, etc, todos de grande qualidade.

Outro motivo que me faz adorar este lugar é a riqueza do grande parque de 115 hectares, projetado por André Le Nôtre (que também criou os jardins do Castelo de Versalhes) no final do século XVII, testemunho único na história dos jardins no Ocidente.
Aqui pode-se apreciar a beleza arrogante de um "jardin à la française", a natureza romântica do jardim inglês e o charme campestre do jardim anglo-chinês em torno do "hameau" (cinco casas com aspecto rústico construídas em 1774 pelo arquiteto Jean-François Leroy).



Fechado às terças-feiras.

Chantilly é um charme e, além do castelo, hà outros lugares que certamente valem a pena serem visitados.
Mais informações sobre a cidade e suas atrações AQUI .


De Paris à Chantilly de trem:
- Pegar o trem na Gare du Nord/SNCF Grandes Lignes (trajeto 25 minutos)
- Descer na estaçao Chantilly-Gouvieux
- Preço: 15,20 euros (ida e volta)

Da estação ao castelo:
- Taxi (trajeto 5 minutos)
- Na minha opinião, nada melhor que um passeio à pé até o castelo passando pelo hipódromo de Chantilly (trajeto por volta de 20 minutos)



4 comentários:

  1. Que maravilha! Vatel se encantou tanto com o lugar que batizou seu creme com o nome do lugar! Falando nisso, sabe a origem do nome Chantilly? ;) Beius,

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:56

    Realmente é um lugar maravilhoso..... é muito agradável passear pelo enorme campo de relva que se estende pela zona do Chateau.

    ResponderExcluir

Sugestões e comentários são bem-vindos !