2 de jul de 2012

Château de Malmaison


Château de Malmaison © Laura Prospero
Château de Malmaison © Laura Prospero
Para fugir dos lugares turísticos super lotados, o Château de Malmaison é uma ótima pedida. Situado no município de Rueil Malmaison (8 quilômetros de Paris) este castelo é um verdadeiro "bijou" !
Construído no século XVII, o castelo foi adquirido por Joséphine e Napoléon Bonaparte e, juntamente com o Palais des Tuileries em Paris, se torna sede do governo da França entre 1800 - 1802.
A coleção de móveis e objetos de arte do estilo Consular é belíssima e o parque de 6 hectares simplesmente divino (possuía 726 hectares em 1814 ! ).
Nesta época do ano o parque do castelo tem um lado selvagem que me agrada muito, temos realmente a sensação de um tranquilo passeio no campo.

Pode-se sentir a presença de Joséphine por toda parte e o amor que tinha a imperatriz por este lugar que será sua residência definitiva após seu divórcio até sua morte em 1814.
 

Vale lembrar que o castelo está incluso no Paris Museum Pass .

Musée national du château de Malmaison
Avenue du château de Malmaison
92 500 Rueil-Malmaison
Fechado às terças

Como chegar: de La Défense - ônibus 258 - parada "Le Château"

2 comentários:

  1. Visitei o castelo ha algumas semanas, estando ali por perto por acaso! Adorei a descoberta e acredito que vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da visita. Além das belezas dos jardins e do interior do palácio, chamou-me a atenção os degraus das escadarias de acesso ao segundo pavimento. Construída em pinho de Riga, a escadaria tem os degraus muito baixos. Cada um deve ter no máximo uns 11 centímetros de altura, quando o normal são dezessete centímetros. Prejudica um pouco o passo das pessoas de estatura normal. Mas, pensei que haveria um motivo bem justificável. Ambos, Josefine e Napoleão são baixa estatura física, daí talvez a pequena altura dos degraus.
    Vale a pena visitar, grande valor histórico.

    ResponderExcluir

Sugestões e comentários são bem-vindos !