12 de nov de 2012

A piscina de Roubaix, um lugar único !

La Piscine, Musée d'art et d'industrie - Roubaix © Laura Prospero
Museu da Arte e da Indústria de Roubaix © Laura Prospero


Na pequena cidade de Roubaix existe uma piscina nada convencional. Inaugurada em 1932, ela foi por mais de 50 anos o único espaço de lazer para uma grande parte da população. Fechada por motivos de segurança em 1985 a piscina ganhou nova vida em 2001 quando foi transformada em museu, o Museu da Arte e da Indústria André Diligent.


A belíssima construção, no mais puro estilo art déco, em si já é uma obra de arte e vale a visita.
Os imensos vitrais que simbolizam o sol criam a atmosfera quente e acolhedora da grande galeria. Para completar o belo cenário, um fundo sonoro com o burburinho de crianças brincando na água vem de vez em quando nos lembrar o que foi este lugar.
O projeto de renovação realizado pelo arquiteto Paul Philippon é simplesmente fantástico (mesmo arquiteto responsável pelo projeto do Musée d'Orsay em Paris).


O acervo do museu é formado por coleções de artes aplicadas e artes plásticas formadas à partir do século XIX.  Pinturas, esculturas, cerâmicas e uma coleção têxtil impressionante (do antigo Egito à época contemporânea). Grande parte das obras são apresentadas em volta da piscina e nas antigas cabines de banho, o que faz deste museu um lugar único.
Além da coleção permanente, a qualidade das exposições temporárias traz cada vez mais visitantes ao museu (vale destacar Picasso 2004/2005, Emile-Othon Friesz 2007, Degas Escultor 2010/2011, Paul Signac 2011, Retrospectiva Chagall 2012/2013).

Outra ótima surpresa é o restaurante/casa de chá instalado no mesmo lugar do antigo bar da piscina. A maison Meert é uma instituição, grande confeitaria de Lille fundada em 1761 e é conhecida mundialmente por sua receita de gaufre à la vanille de Madagascar criada em 1849 (as preferidas, diga-se de passagem, do General De Gaulle).
Bom saber que a casa Meert tem uma boutique em Paris no agitado bairro do Marais: 16, rue Elzévir 75003.

Para quem estiver em Lille é muito fácil vir até Roubaix, somente 20 minutos de metrô (linha 2 - estação Jean Lebas).

Musée La Piscine
23, rue de l'espérance 59100 ROUBAIX
http://www.roubaix-lapiscine.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e comentários são bem-vindos !