7 de mar de 2015

Rouen: uma cidade autêntica e acolhedora da Normandia

vieux Rouen - Rouen 2015 © Laura Prospero
Le "vieux Rouen" é a parte antiga da cidade / photo © Laura Prospero 2015
Localizada às margens do rio Sena, a pequena cidade de Rouen é acolhedora e autêntica. Um encanto não somente pela riqueza histórica mas também por sua arquitetura. Com ruas estreitas e casas no estilo normando, o Vieux Rouen (a parte antiga da cidade) tem um charme sem igual.

Cidade natal do grande escritor Gustave Flaubert e do poeta e dramaturgo Pierre Corneille, capital da Alta Normandia, Rouen é mais conhecida por ser o lugar onde a heroína Jeanne d'Arc foi julgada e executada em 1431.

Gros Horloge - Rouen © Laura Prospero
Exterior e interior do Grande Relógio - Rouen / photo © Laura Prospero

Um dos monumentos mais importantes da cidade é sem dúvida o Gros Horloge. Um campanário gótico abriga os sinos e um grande relógio astronômico desde a sua construção, no final do século XIV.
Dentro do prédio há um pequeno museu com um percurso bem bacana que conta a história do monumento. A vista lá de cima é fantástica !

Cathédrale Notre-Dame de Rouen vue de la terrasse du Gros Horloge © Laura Prospero
Cathédrale Notre-Dame de Rouen - vista panorâmica do Grande Relógio / photo  © Laura Prospero
Chamada de "Cidade dos 100 campanários"por Victor Hugo, Rouen tem igrejas magníficas. Por ter sido imortalizada pelo pintor Claude Monet a Cathédrale Notre-Dame é, com certeza, a mais conhecida.
Um dos quadros desta série que retrata a fachada da catedral pode ser vista num dos museus da cidade, o Musée des Beaux- Arts de Rouen.

Outro monumento impressionante é a Abbatiale Saint-Ouen. O edifício não é mais utilizado para fins religiosos mas é aberto ao público e sempre recebe exposições de arte contemporânea.
Que tal uma visita virtual ? É por aqui !

Rouen conta com inúmeros cafés e restaurantes gostosos para curtir a gastronomia local. Uma boa pedida para um bate e volta desde Paris, a cidade fica a somente 1h30 de trem.

Definitivamente, eu adoro esta região. Veja outros lugares legais na Normandia !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e comentários são bem-vindos !